Image by Gerd Altmann from Pixabay.
Os limites cognitivos e o comportamento.
Então, hoje precisamos conversar a respeito dessa essência brasileira da acomodação e da falta de atitude com respeito ao progresso próprio e a afeição acentuada aos objetos psicológicos de prazer. A maioria que pensa já percebeu e convive com esse perfil comportamental, onde as pessoas vivem o hoje, o imediatismo, o agora, intensamente em busca das descargas de prazer proporcionadas por atividades aleatórias de entretenimento, diversão e de laser continuado. Sexo, álcool, música instigante, e ou qualquer atividade onde a realidade se perca, dissipada no contexto de estímulos em profusão e adaptações aleatórias e momentâneas de comportamento. Toda essa gente é incapaz do verdadeiro êxtase de entrar em fluxo cognitivo. A superficialidade banal garante o prazer e apenas isso basta. Tudo nesse mundo atual gira em torno da precariedade, o ensino primário, médio e superior, e com isso a capacidade de interpretar corretamente o cenário construído e dedicado à vida. E portanto, sem sofisticação intelectual a maioria vive entre limites rígidos de compreensão e sem capacidade de evolução social esperada por quem entende a necessidade de adquirir especialização continuada, a vida é um eterno aprender e somar, somar tudo para um dia, talvez alcançar a capacidade de entrar em fluxo mental para obter destaque e assim progredir na sociedade. Inacreditavelmente, boa parte dessa sociedade parece e se comporta existencialmente apenas para fazer volume, para figuração, e assim não procura o aperfeiçoamento, levando uma vida inútil e sem nenhum resultado aparente. Eu prefiro acreditar que todos nós temos um propósito definido, mesmo os mais simples possíveis. Funcionaria como a composição de um gigantesco quebra cabeças, onde toda peça é indispensável para garantir uma finalização lógica, onde a falta de qualquer peça comprometeria o resultado final. E sendo assim dentro dessa simplicidade volumétrica se deslocariam e viveriam os que seriam capazes de transformação efetiva, o mais simples sustentaria o mais complexo para em associação produtiva uma dedicada realidade fluísse de forma saudável. Como um projeto que visa a acomodação sem não conformidades e assim estaríamos literalmente em constante construção da realidade entre a agitação dos diferentes e incompatíveis. O que considero uma construção intelectual romântica do nosso cruel mundo real.
Não sou eu que aplica relevância a este ou a aquele indivíduo, é o próprio elemento que escolhe a relevância no mundo que desejará ter. Sem determinação, sem aplicação exaustiva vai ser difícil obter diferenciação social. Este comportamento estará embutido previamente no propósito que cada um possui? Bom, posso falar apenas por mim, mas sei que existem os que também pensam e agem assim. Fome de conhecimento, a princípio, ter prazer em executar tarefas de maneira certa e sem preguiça ou com determinação, se algo se apresentar difícil de aprender ou executar, tentar até assimilar o procedimento. Nasci bem pobre e não desejava passar meus dias nessa condição, portanto estudei a vida inteira e trabalhei para obter o maior nível de educação técnica que esteve ao meu alcance e possibilidade de realizar. As aptidões se somam através do tempo, e contribuem diretamente para a dimensão de raciocínio que você terá. Tenho seis cursos técnicos, de eletrônica até estabilidade em embarcações. E claro, Administração de empresas em nível superior. Estando assim apto para entrar em fluxo, segundo o Dr Daniel Goleman, pronto para a neurologia da excelência. Não pensem que foi fácil, pensei em desistir muitas vezes, mas teimosia é minha característica principal e não abandono uma questão sem a resolver e a decompor. Lembrem-se do que falei, determinação e foco hiperfoco na atividade. E assim tudo que você aprendeu vai se apresentar para ser fluxo, para ser insight, ser resposta, e lhe proporcionará um banho energético imenso de circunstâncias aleatórias que chega a causar embriaguez de sensações. E aqui apresento algumas observações a respeito desse estado do Dr Daniel Goleman: “A capacidade de entrar em fluxo é inteligência emocional no ponto mais alto; o fluxo representa, talvez, a última palavra na canalização das emoções a serviço do desemprenho e aprendizado. No fluxo, as emoções não são apenas contidas e dirigidas, mas positivas, energizadas e alinhadas com a tarefa que está sendo realizada”. E ainda tem mais um pouco de tudo isso: “Fluir é uma experiência gloriosa: o sinal característico do fluxo é uma sensação de alegria espontânea, e mesmo de êxtase. Por ser tão bom, é intrinsecamente compensador. É um estado em que as pessoas ficam absolutamente absortas no que estão fazendo, dando atenção exclusiva à tarefa, a consciência em fusão com os atos”.
Se existe algo que determina as nossas ações eu não sei, apenas sei que ao menos eu tive esse entendimento, talvez ninguém consiga mudar o rumo da vida dos outros, mas ao menos algumas vezes eu tentei, com aconselhamento, sugestões e argumentos. A acomodação da maioria parece acontecer naturalmente, dentro de uma falta de perspectiva em meio a poucas alternativas apresentadas, cabe ao indivíduo trabalhar o contexto para que novas opções surjam do emaranhado de propostas. O que faz o seu dia é você, portanto, não reclame do resultado que encontrar no fim da jornada. Um coeficiente de inteligência reduzido provoca também essa penumbra cognitiva, apenas algumas necessidades básicas e de prazer corporal possuem significância relevante nesse cenário, algo mais complexo sempre é visto como exaustivo, desestimulante, complexo demais para ser considerado, mas são justamente essas dificuldades que farão a diferença no final. Quanto mais você aumenta sua capacidade de fazer algo que poucos fazem, você aumenta seu valor de mercado se tornando um diferencial de qualidade. Neste ponto, você pode estacionar em algo mais confortável ou prosseguir se aprimorando, se diferenciando e alcançando pontos que anteriormente pareciam impossíveis. Enquanto as pessoas de forma geral estiverem amarradas nos prazeres e não no sacrifício um mundo enviesado será criado para acomodação da mediocridade. Um mundo voltado para prazeres e banalidades não progride e isso se vê claramente nos países onde o povo se engaja mais no conhecimento e no aprimoramento pessoal, claro com uma boa dose de livre mercado, pois populações mais evoluídas não gostam de controle governamental total. Coletivismo abrangente só e possível onde se pode domesticar populações. Pois nesse ambiente pobre de entendimento a estupidez se diverte e cresce a níveis impossíveis de serem controlados, tornando a realidade um inferno, onde apenas grupos reduzidos se apossam da liberdade e passam a controlar absolutamente tudo. Nossas expectativas hoje não são favoráveis, tudo indica uma etapa terrível no modo de vida da população, Espero apenas que o sofrimento estimule o fator inteligência, o suficiente para entender como chegamos na possível tragédia.
Gerson Ferreira Filho.
Citação:
Inteligência emocional. Daniel Goleman ph.D. Editora Objetiva.
A maioria dessas crônicas estão em áudio no meu canal do Telegram. Que se chama também Entretanto e pode ser acessado no link abaixo. Uma abordagem mais personalizada do texto na voz do autor.
A seguir os livros e os links para comprá-los na Editora Delicatta.
https://editoradelicatta.com.br/
Lançamento já disponível para compra na Editora Delicatta. Trezentas páginas das crônicas mais recentes com os mais variados temas como sempre.