quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cidadania e o caos.




Escrevi este em 2006 porém continua atual.


Mesmo que seja um atributo comum a todo ser humano, o raciocínio, nos dias de hoje parece ter-se perdido na erudição dos homens. Porque, quanto mais avançamos no aperfeiçoamento da civilização, mais frágeis ficamos quando o assunto é a defesa da sociedade.

Como disse Arthur schopenhauer: os eruditos, em sua maioria estudam exclusivamente com objetivo de um dia poderem ensinar e escrever. Assim, sua cabeça é semelhante a um estômago e a um intestino, dos quais a comida sai sem ser digerida. Quando observamos que a lei fraca não é lei, porque se ela é fraca, torna-se inócua, percebemos que o homem quando ocupa todo o seu tempo lendo e estudando, não raciocina por si. Mas toma emprestado o raciocínio dos outros. Isso para citar novamente o filósofo.

Hoje, com os acontecimentos, com a criminalidade tomando conta do país, temos a certeza de que possuímos uma lei fraca, inadequada aos dias atuais. Esta lei torna a sociedade refém dos grupos e associações criminosas, que proliferam por aí. Mas parece que ninguém vê. Apesar de possuirmos juristas renomados, esses homens, ao que parece se afogaram em erudição, permitindo que a lei não tenha a renovação adequada para o combate ao crime nos nossos dias.

Por favor, leiam menos, estudem menos, para que surja espaço ao raciocínio lógico. Uma lacuna onde floresça a idéia que tire a sociedade deste canto. Porque se nada for feito, nem este canto existirá mais, para refúgio ao cidadão de bem. E sem isso não seremos mais cidadãos, mas sim escravos do crime organizado.

Gerson F. Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário