domingo, 15 de maio de 2022

Presepada existencial.

 



Presepada existencial.


Bom, nesta manhã onde o prognóstico abraça uma previsão de intenso frio nos próximos dias só me resta raciocinar com os neurônios que ainda me restam a respeito de metas, objetivos e projeções. Eu sei que hoje o óbvio está cada vez mais difícil de ser interpretado, mesmo sendo obvio, que planejamento e a relação custo-benefício de ações não flutua mais entre a avaliação de desempenho e o escopo. Os limites se reduziram, a tempestade de ideias agora está alocada em espaço exíguo e desconfortável, uma vez que a amplitude intelectual sofreu em demasia nos últimos anos. Este é o preço a pagar quando se elimina o gargalo necessário para acelerar o fluxo do saber e em contrapartida a sociedade entrega algo pasteurizado, homogeneizado e palatável no contexto. Todos saboreiam a superfície adocicada, mas ficam muito longe da real consistência do que se precisa saber, e muito poucos se interessam em caminhar mais a frente e enfrentar a aspereza da verdade bruta.


O desconhecido apavora mas a ousadia impele instiga e provoca com muita curiosidade, nosso ser a invadir o estranho e de lá construir algo novo, transformar possibilidades em algo concreto, simplesmente criar do vazio, um ambiente propício para enfim deitar nele o que era projeção e passou a ser real. Nessa algazarra caótica uma coisa tem de ficar muito bem entendida, existir de verdade exige profundidade. A superfície pertence ao lugar-comum ao trivial, Se quiser destaque, aprofunde-se, mergulhe sem medo seja ousado e enfrente com bravura o tédio que oprime em peso e densidade sua alma. Com toda essa pressão, você se compactará, se tornará algo pronto para os desafios, a abrangência da análise se fortalecerá, e suas escolhas serão mais qualificadas, a sua participação terá mais impacto na realidade, e o imponderável não será tão preponderante no seu destino.


Tudo isso, estará relacionado com suas escolhas. Você pode vencer ou sair vitorioso. Estranho não? Paradoxo? Porque para alguém realmente preparado, não importa o resultado, você psicologicamente já possui uma estrutura vitoriosa e a derrota ocasional não o impede de procurar outros caminhos. E o protegerá de abraçar projetos que estão além de sua capacidade, sim, por mais bem preparado que você esteja sempre existirá um alvo além de seu alcance. Só um despreparado abraça uma causa que está fora do seu controle, promete o que não pode entregar, ilude com uma perspectiva irreal e no fim acaba prisioneiro de suas escolhas. A intelectualidade com lastro previne a adoção da presepada existencial, uma sócia previsível do desastre futuro. A oportunidade nunca será uma armadilha para quem se preparou para ela.



Gerson Ferreira Filho.


Acesso para os livros na Amazon. Nacos de mormaço e Crônica básica do âmago subjetivo.👇










Nenhum comentário:

Postar um comentário