sábado, 21 de janeiro de 2023

A subliminar essência do ser.

 


                                                    Imagem de Gordon Johnson por Pixabay.




 A subliminar essência do ser.

Tácito é o tempo que protege a tessitura da aurora côncava do destino. 


O que nos proporciona o tempo? Ocasiões, contextos, diversidade de opções, experiências não tanto desejadas porém apresentadas como o caminho possível a se percorrer. Passamos a vida construindo castelos imaginários que na maioria das vezes nunca se concretizam como realidade. Mas ainda assim representa vida, a dimensão intangível dos sonhos envolve-nos em suas brumas quase palpáveis e assim representam também vida, foi proporcionado a todos nós esse artifício, de viver duas vezes. Uma no rígido e estreito conceito de ser matéria nessa performance real, e outra na fantasia virtualizada de nossos desejos onde introjetamos tudo aquilo que nos influencia e se torna desejável porém inatingível materialmente. Incorporamo-nos na estrutura maleável dos sentidos para navegar metaforicamente e intimamente nessas águas desconhecidas do nosso ser. E assim sendo, nesse ser impalpável que nos dá sentido, sentimos o mundo, embora haja a necessidade de fugir dele periodicamente para que se sinta o teor ilusório dos dois, pois tudo na verdade é circunstancial, até o agora que nos envolve pode não ser exatamente o que se apresenta para nós como real. Seu espaço vital pertence a você mesmo ou lhe foi concedido? E se foi concedido, por quem foi? De qualquer maneira isto é irrelevante, porque nos sentimos aqui e agora e assim portanto filosoficamente já definiram, se pensamos existimos.


E se hoje eu posso conhecer que supostamente o universo não tem fim, e que todos nós somos irrelevantes ao estarmos aqui em algo que infinitamente nos envolve, algum propósito deve ter para que não nos tornemos apenas o capricho desnecessário de uma ocasionalidade banal de distribuição de fórmulas químicas vagando no infinito. E quando se caminha através do tempo se vive várias vezes, em várias versões de nós mesmos, em minhas versões vivi intensamente todos os problemas que se apresentaram e vivenciei acaloradamente cada prazer que me foi concedido e proporcionado, até porque toda experiência soma e o fluxo inevitável e imutável do que se apresenta no cotidiano não está no nosso controle. Então, eu só me preparo para obter o melhor resultado da situação onde fui inserido, e se assim puder deixar minha experiência adquirida na trajetória, meu insignificante rastro terá algum real propósito aos que em algum momento fortuito dessa existência pueril por acaso venham percorrer esse mesmo caminho ou um caminho semelhante. Este conluio entre o espaço agora ocupado no tempo essencial de existir na margem de hipóteses metafísicas nos incumbem de ação, eu, você, qualquer um de significância proposital e proporcional ao sonho possível de ser construído. Se lembra dele? Do sonho, desse mundo do qual falamos agora a pouco? Se tudo for um sonho, implica que não ocupo espaço, e sem espaço necessário, teoricamente não existo. Mas ainda assim penso e assim existindo onde não deveria particularmente existir. Se todas as teorias forem fantasia? Já imaginou se supostamente e de alguma maneira incompreensível para nós, se todos nós somos apenas um sonho?


Eu particularmente já me perdi em tantas viagens neste onírico mundo impalpável onde as hipóteses mais loucas se concretizam, são parte de mim, tanto quanto tudo o que realmente ocorreu, não existe possibilidade de dissociação estrutural entre estes dois mundos. Eu, você todos nós temos duas versões, talvez até mais, e para os que viveram muito, uma coleção de realidades, ocasiões diferentes compartimentadas por época e período existencial. Eu não sou mais o jovem que um dia fui, e trafeguei por tantos cenários, com tantas exigências diferentes que assimilei vidas mesmo dentro de apenas uma. Me multipliquei na fronteira da circunstância para ser o que hoje sou. Porque subjacente ao âmago da minha alma está a certeza de um objetivo definido e que me abraça e impele com o estímulo de um bônus que transcende minha compreensão até o fim dos tempos. Associe-se ao eterno e não tenha mais medo do ensejo que geralmente é uma oportunidade.



Gerson Ferreira Filho.

ADM 20 – 91992 CRA – RJ.


Livros em formato E-Book👇



Atualidades e análise de politicas de controle de massas.

https://www.amazon.com.br/Cr%C3%B4nica-B%C3%A1sica-do-%C3%A2mago-Subjetivo-ebook/dp/B08CS7L53N



Novela ambientada no centro do Rio de Janeiro nos anos 70 estruturada de forma bem simples para dar representatividade a uma região, uma comunidade e seus moradores. Incluso contos Contextos da usura do Norte Fluminense.

https://www.amazon.com.br/Nacos-Morma%C3%A7o-Gerson-Silva-Filho-ebook/dp/B087ND2F17



Ou em formato tradicional, o livro de papel na Editora Delicatta Ou no portal da livraria Loyola👇

https://www.livrarialoyola.com.br/produto/nacos-de-mormaco-565832

https://editoradelicatta.com.br/


Brevemente para vocês quase todo conteúdo deste Blog em um lugar só. Estará na Editora Delicatta. Com todas as dicas de Política, Economia, filosofia e comportamento.👇








Nenhum comentário:

Postar um comentário